Atendimentos em:

HOMEOPATIA

O que é e para o que serve?

A homeopatia é uma ciência desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann há mais de 220 anos e é o segundo sistema de saúde mais utilizado no mundo. Essa ciência é utilizada para restabelecer o equilíbrio da energia vital e tratar uma infinidade de doenças físicas e psicológicas, sendo considerada, inclusive, uma importante terapêutica para a ansiedade. A homeopatia também é usada para tratar pragas e doenças em plantas e animais.

Durante o desenvolvimento da homeopatia, Hahnemann baseou-se no pensamento de Hipócrates, pai da medicina, que defendia: “Aquilo que provoca a doença onde ela não existe, também pode curar a doença onde ela existe”. Esse é um dos pilares da homeopatia, conhecido por Lei da Semelhança – o semelhante cura o semelhante (do latim: similia similibus curantur). Ou seja, a ideia central do funcionamento da homeopatia é que as substâncias capazes de desencadear no indivíduo saudável um conjunto de sinais e sintomas, pode também curar estes sintomas em um indivíduo doente”.

Fazendo uma analogia, é como usar o veneno da cobra para curar alguém picado por ela. A ciência preconiza que duas forças iguais quando se encontram, se anulam. É por isso que a terapêutica homeopática funciona tão bem. A homeopatia funciona e foi desenvolvida para tratar doentes em sua totalidade e pode ser utilizada para tratar todos os pacientes, independente das doenças que eles tenham, conforme comprovam inúmeras pesquisas científicas realizadas mundo afora.

A homeopatia é uma ciência de ponta. Ela é considerada “high tech” e pode ser definida como uma nanotecnologia, uma vez que trabalha em escala infinitesimal, ou seja, infinitamente pequena. Isso ocorre porque o método de produção do remédio homeopático, que é a dinamização – diluições sucessivas de substâncias em veículo adequado e agitamento vigoroso e ritmado – deixa partículas mínimas de substâncias. O medicamento homeopático produzido a partir desse processo pode ser usado para o tratamento de doenças antes mesmo delas se manifestarem, como forma de manter ou restabelecer o equilíbrio da energia vital do organismo de forma sutil. 

Diferentemente da alopatia, o tratamento homeopático foca no paciente e não na doença e dá o estímulo que o organismo precisa para processar a autocura.  Com o uso de medicamentos homeopáticos, o paciente faz um tratamento sem agressões ao organismo. O mesmo ocorre no tratamento psicológico, onde o equilíbrio mental e emocional é restabelecida sem efeitos colaterais.  

Toda pessoa –  de bebês a idosos – assim como todos os tipos de animais, de planta e de solo, podem ser tratados com homeopatia, e a princípio, qualquer doença pode ser tratada com homeopatia, desde uma praga na lavoura ou uma contaminação em um animal, assim como uma gripe ou uma infecção, e doenças como ansiedade e depressão. No caso de doenças como o câncer, a homeopatia pode ser vista como uma terapêutica complementar, sendo então utilizada para tratar os maus efeitos do tratamento convencional como a perda de apetite e náusea causadas pela quimioterapia e radioterapia.

PSICOTERAPIAS

A psicoterapia é um tratamento realizado por um psicólogo, que utiliza técnicas e conhecimento sobre o ser humano, auxiliando a pessoa a entender a origem de seus conflitos e a se conhecer melhor, na busca por uma solução. Por ser uma área da saúde mental, a psicoterapia é a principal linha de tratamento para qualquer assunto referente ao psiquismo. Para isso, propõem intervenções psicológicas, cujos objetivos centrais são:

restabelecer o equilíbrio do funcionamento psíquico;

permitir a compreensão das causas dos sofrimentos que lhe acomete, para que possa encontrar recursos psíquicos para lidar com suas dificuldades, problemas, etc.;

desenvolver meios de agir no mundo, redefinindo novos propostos e objetivos de vida;

solucionar problemas pontuais, que o afligem, bem como observar questões de cunho mais existencial.

Na psicoterapia, os psicólogos aplicam procedimentos cientificamente validados para ajudar as pessoas a desenvolver hábitos mais saudáveis e efetivos. Existem várias abordagens para a psicoterapia, sendo algumas delas listadas abaixo:

-Análise do Comportamento ou Behaviorista

-Fenomenologia

-Gestalt-terapia

-Humanista

-Junguiana ou psicologia analítica

-Psicanálise

-Transpessoal

O ACONSELHAMENTO FILOSÓFICO

O aconselhamento filosófico é um campo da filosofia analítica que auxilia a pessoa a compreender que tipo de problema tem diante de si e, através do diálogo, busca entender, analisar e encontrar a melhor solução para a situação vivida. O aconselhamento filosófico procura obter uma garantia de que as ações da pessoa estejam de acordo com as suas convicções e os valores íntimos, focando o agora e o planejamento futuro. O diálogo, a troca de ideias é terapêutica, oferecem orientações em como conhecer a si mesmo e como lidar com o mundo ao seu redor.